Memoráveis Sergipanos de Ontem, Hoje e Sempre

Antônio Garcia Filho

Médico, professor, intelectual, teve destacada atuação na vida pública serpana, sendo vereador em Aracaju, Secretário de Estado da Educação, Cultura e Saúdo, Diretor do Centro de Reabitação Ninota Garcia. Presidiu o Conselho Estadual de Cultura e a Academia Sergipana de Letras. Publicou livros e foi inspirado compositor, autor de Aracaju uma estrela.

Antônio Garcia Filho, sergipano de Rosário do Catete.

Augusto Cézar Leite

Médico, pioneiro em cirurgia, atuando no Hospital Santa Isabel, antes de fundar o Hospital de Cirurgia, que hoje leva seu nome. Foi um dos fundadores da Academia Sergipana de Letras. Fundou também, a Casa Maternal Amélia Leite, instituição que continua prestando grandes serviços às crianças pobres. Na política organizou a União Republicana, elegendo-se Senador da República.

Augusto Cézar Leite, sergipano de Riachuelo.

Cândido Aragonez de Faria

Artista, ilustrador, fundador de jornais no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Buenos Aires e em Paris, nos quais foi principalemente chargista. Na capital da França fez seu atelier uma oficina de criação de cartazes, para as diversas manifestações artísticas, a começar pelos cartazes dos filmes dos irmãos Pathé, no início do cinema.

Cândido Aragonez de Faria, sergipano de Laranjeiras.

Felisbelo Firmo de Oliveira Freire

Médico, historiador e político, foi um dos integrantes do Club Republicano, fundado em Laranjeiras onde clinicava, com a Proclamação da República foi Governador de Sergipe e Misnistro de Estado e escreveu várias obras de história de Sergipe e do Brasil.
Felisbelo Firmo de Oliveira Freire, sergipano de Itaporanga D'Ajuda.

Lauro de Brito Porto

Médico, com especialização em Otorrinolaringologia, seu consultório atravessou o tempo, sempre repleto de clientes. Foi professor da Faculdade de Medicina de Sergipe, que ajudou a fundar, teve uma das mais longas carreiras profissionais, com atuação destacada na manutenção e na gestão do velho Hospital de Cirurgia.
Lauro de Brito Porto, sergipano de Nossa Senhora das Dores.

Anatônio Manoel de Carvalho Neto

Jurista, pioneiro no Direito do Trabalho e no Direito Penitenciário, fundador e professor da Faculdade de Direito de Sergipe, intelectual, autor do clássico Advogados, pertenceu à academia Sergipana de Letras e foi seu Presidente. Foi político, exercendo, várias vezes mandados de Deputado Estadual e Deputado Federal.
Anatônio Manoel de Carvalho Neto, sergipano de Simão Dias.

José Machado de Souza

Médico, com clínica pediátrica muito bem sucedida, teve participação destacada no campo da saúde pública em Sergipe, sendo Secretário de Estado da Saúde. Teve uma experiência política, quando foi eleito Vice-Governador do Estado, como companheiro de chapa de Leandro Maciel, pela legenda da União Democrática Nacional.

José Machado de Souza, que completa 100 de nascido em 2012, sergipano de Aracaju.

Osvaldo da Cruz Leite

Médico, seguiu a carreira do pai, o Dr. Augusto Leite, tanto na medicina, quanto, na gestão do Hospital de Cirurgia. Pioneiro da oncologia, dedicou-se a montar unidade de tratamento no Hospital das Clínicas. Participou, também dos esforços para a manutenção da Casa Maternal Amélia Leite, entidade destinada a amparar a criança pobre de Aracaju, com creche e com educação infantil.
Osvaldo Leite, sergipano de Aracaju.

João de Andrade Garcez

Cirurgião-dentista, professor, tem seu nome ligado à história do Hospital de Cirurgia e aos cursos superiores de medicina e odontologia. Em 1970, eleito indiretamente, assumiu o mandato de Governador do Estado de Sergipe, vago com as renúncias do Governador Lourival Baptista e do Vice-Governador Manoel Cabral Machado.

João de Andrade Garcez, sergipano de Laranjeiras.

José Rodrigues da Costa Dória

Médico, professor e político, foi aluno e mestre da Faculdade de Medicina da Bahia, Deputado Estadual, Deputado Federal e Presidente do Estado, nas primeiras décadas da República, quando construiu o prédio da Escola Normal e do Grupo Escolar Anexo. Escreveu diversos trabalhos científicos, ligados à saúde pública.
Rodrigues Dória, sergipano de Propiá.

Ofenísia Soares Freire

Professora e intelectual, mestra em língua portuguesa de várias gerações de estudantes do Colégio Ateneu Sergipense e de outros colégios da capital sergipana. Integrante da Academia Sergipana de Letras e membro do Conselho Estadual de Educação.
Ofenísia Freire, sergipana de Estância.

Maria Thetis Nunes

Professora concursada do colégio Ateneu Sergipense, que também dirigiu; ensinou na faculdade Católica de Filosofia e na Universidade Federal de Sergipe, onde como decana assumiu, algumas vezes, a Reitoria. Viveu na Argentina, em trabalho diplomático e no seu regresso a Aracaju dedicou-se ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Membro da Academia Sergipana de Letras publicou vários livros da história de Sergipe. Maria Thetis Nunes, sergipana de Itabaiana.