O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Apêndice/ VERBETES INCOMPLETOS

ABÍLIO FERNANDES DE FARIA – Formou-se pela FAMEB (Faculdade de Medicina da Bahia) em 1913. Atuou na área de clínica médico e cirúrgica. Manteve consultório à rua João Pessoa e fixou residência em Aracaju à rua Itabaianinha, na década de 30.

ABÍLIO ALVES PEIXOTO – Formou-se pela FAMEB (Faculdade de Medicina da Bahia) em 1921. Trabalhou em Maruim, na década de 1920. Diretor do Aprendizado Agrícola Federal.

ADELMO MAURÍCIO BOTTO DE BARROS – filho de Sebastião Aguiar Botto de Barros e Edla Cardoso Botto. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1949, defendendo a tese “ Mucosa corporal do útero miomatoso”. Foi professor da Faculdade de Medicina da Bahia. Atuou como ginecologista.

AFONSO MOREIRA COSTA CARVALHO - nasceu em 24 de março de 1920, formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1946, faleceu em 30 de junho de 2003 aos 83 anos. Sepultado no Cemitério Colina da Saudade, Aju/SE.

AGUINALDO GUIMARÃES PASSOS - formado na BA, residia em Aju.

AIRES DE OLIVEIRA RAMOS – foi delegado do Cirurgião-Mor do Corpo de Saúde do Exército, como segundo tenente. Realizou talvez a primeira cirurgia em terras sergipanas, em 18 de junho de 1859, em São Cristóvão, auxiliado por Antonio da Silva Daltro. O paciente era escravo do tenente coronel da Guarda Nacional, Manoel Fernandes da Silveira, o qual sofreu sem qualquer acidente, amputação do terço inferior do antebraço (possivelmente a primeira cirurgia em que foi utilizado o clorofórmio em Sergipe). Formado em 1853 pela Faculdade de Medicina da Bahia.

ALBERTO BOMFIM - formado pela Faculdade de Medicina da Bahia. Atuou na área de cirurgia geral e coloproctologia do Hospital de Cirurgia. Foi professor de anatomia da Faculdade de Medicina de Sergipe nos seus primórdios. Transferiu-se depois para o estado do Amazonas

ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA VISGUEIRO - nasceu em 1812. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1840. Faleceu em 25 de setembro de 1854, em Maruim/SE. Fato curioso é que durante a visita de D.Pedro II à cidade de Maruim, em 13 de janeiro de 1860, este lê o epitáfio da sua pedra sepulcral na Capela da Igreja Nossa Senhora da Boa Hora, nesta cidade.

ALFREDO RODRIGUES LUCAS – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1930. Clínico e médico do pronto socorro. Faleceu em Aracaju, em 26 de janeiro de 1946.

ALMEIDA GALEÃO – especialista em doenças de senhoras e doenças nervosas. Consultório na Rua São Cristóvão)

ALOYSIO CAMPOS -  nasceu em Sergipe, formou-se pela Faculdade de Medicina na Bahia em 1926, residia em Salvador/BA em 1929.

ALOYSIO LOPES GASPAR – Dirigiu o Hospital Sanatório

ÁLVARO BEZERRA - formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1939, faleceu em 16 de junho de 2003 sendo sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.

ÁLVARO CORREIA PAES – filho do médico Alcebíades Correia Paes. Foi assistente do professor Silva Melo, no Rio de Janeiro. Anunciava como especialista em nutrição, regimes alimentares e aparelho digestivo, estômago (úlcera), fígado, intestino, engordar e emagrecer. Consultório na rua São Cristóvão, nº 147.

ÁLVARO DE FREITAS E OLIVEIRA - formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1887, atuava em Laranjeiras em 1890.

ÁLVARO MENEZES PAES
– Atuou como Capitão-médico na Segunda Guerra Mundial, tendo chegado posteriormente ao posto de General. Único médico sergipano a participar da Força Expedicionária Brasileira. Diretor do Hospital Central do Exército, RJ.

ALVARO MOSCOZO – Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1917, defendendo a tese “Menores deliquentes”.

ALVINO DOS PASSOS LIMA – nasceu em 1913, em Estância/SE, filho de Gervásio dos Passos Lima, mecânico da Fábrica Santa Cruz. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1937. Clinicou nesta cidade e não há registros sobre o seu retorno a Sergipe.

AMANCIO DE MARSILLAC MOTAnasceu em Sergipe, filho de Pedro Amancio de Almeira Motta e Maria Emília da Masrillac Motta, formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1891, defendendo a tese “Considerações sobre o infanticídio”.
 

AMÉRICO ALVARES GUIMARÃES - formou-se na Fac. de Medicina da BA, em 1859; foi chefe da Polícia e apreendizes Marinheiros em SE, 1871.

AMÉRICO LUDOLF

ANTONIO LUIZ DO VAZ REGO – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1895. Médico operador residente em São Paulo na década de 1940, natural de Capela (Se), filho de Antonio Luiz do Rego e Rita de Souza Campos.

ANTONIO MILITÃO DE BRAGANÇA – Nasceu em Salvador/BA, filho de João Aleixo de Bragança e Ana Joaquina do Sacramento, irmão do Dr. Francisco Alberto de Bragança e tio do seu homônimo. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, da qual foi professor após a formatura. Em visita de férias ao irmão Francisco, em Laranjeiras, contraiu tuberculose pulmonar, vindo a falecer nesta cidade, onde foi sepultado.

ANTONIO MARTINS FONTES – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1882, defendendo a tese “Considerações acerca das hemorragias que sem causa acidental, surgem nos dois últimos meses da prenhez”. Atuou em Estância/SE, como médico do Dispensário na década de 30. Faleceu nesta cidade. Relato de atuação em 1890.

ANTONIO PERYASSU - Atuava na década de 20 em Aracaju 

ANTONIO RABELLO LEITE – filho do médico Moacyr Rabello Leite e Adalgisa Sampaio Leite. Atuou em Sergipe na década de 50. Nasceu em 6 janeiro.

ANTONIO RIBEIRO LIMA – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 22 de novembro de 1843. A partir de 1854 exerceu suas atividades médicas em Sergipe, registrado na Junta de Higiene Pública da Província, mais especificamente na cidade de Estância, com atuação destacada na epidemia de cólera-morbo que grassou a cidade.

ANTONIO SINAY TAVARES – Nasceu em 3 de março de 1907 em Penedo/AL, filho de Luiz da Silva Tavares Sobrinho e Helena Sinay, formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1931. Atuou como urologista em Aracaju na década de 30. Faleceu em 13 de outubro de 1935 em Penedo/AL, com 28 anos.

ANTONIO SOBRAL DA CRUZ – Formou-se pela faculdade de Medicina da Bahia em 1941.

ARISTIDES FILINTO DE ALPEDRIZ - formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1868, atuou na Guerra do Paraguai como acadêmico de Medicina. Foi segundo cirurgião da armada, responsável pela enfermaria da Capitania dos Portos em Sergipe, sendo depois transferido para o RS em 29 de novembro de 1875.


ARIVALDO SILVA TAVARES - filho de Afonso Fernandes Tavares e Mª Emília Tavares.

ARCHIMEDES GUIMARÃES

ARNALDO BRAGA COSTA - nasceu em 28 de janeiro de 1928 em Penedo/AL. Formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1952. Inscreveu-se no Cremese com o número 66, inscrição em 28 de agosto de 1958. Transferiu-se para Alagoas em 07 de janeiro de 1970.


ARTHUR MARQUES DE OLIVEIRA - nasceu em 1874, em Capela-SE, filho de Joaquim Marques de Oliveira e Anna Vitória de Oliveira. Formou-se na BA em 1895.

ÁUREO HORA BRITO – filho de João Dantas de Brito e Maria da Conceição Hora. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1937.

AUGUSTO JOSÉ DE LEMOS JÚNIOR - formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1870. Atuou na guerra do Paraguai como acadêmico de Medicina. Atuou em Aracaju em 1875.

BENITO DERIZANS – de origem espanhola, há registro de sua atuação em Laranjeiras de 1859 a 1876, na área de oftalmologia e urologia, valendo-se do uso de diversos aparelhos trazidos da Europa. Faleceu em 1877.

BORGES DE LEMOS – atuou em Itaporanga/SE no século XIX, participando na luta contra a epidemia de cólera-morbo de 1855.

CAETANO GOMES   - Atuava na década de 20 em Aracaju

CAMERINO BRAGANÇA DE AZEVEDO – filho de Epimuco Augusto de Azevedo e Tereza Virgilina de Bragança e Azevedo e sobrinho do médico Antonio Militão de Bragança. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Clinicou em Laranjeiras e depois se transferiu para o Rio de Janeiro. Escritor e jornalista. Escreveu: “Minhas Recordações do Padre Alberto”. Faleceu em 1º de fevereiro de 1988.

CARLOS GERMANO TIM DO PRADO MONTE – nasceu em 19 de fevereiro de 1932, em Aracaju/SE, filho de Teodorico do Prado Monte e Emília Timm do Prado Monte. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1956, onde atuou como professor. Atua como otorrinolaringologista em Salvador/BA.


CARLOS PIRES RAMOS - nasceu em 8 de junho de 1857 em Aju/SE, filho de Angelo Pires Ramos e Josefina Pires Ramos, Formou-se em 1881 no RJ. Faleceu em Paris-França, 21 de março de 1885.

CARLOS RAMOS – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1934, defendendo a tese “Das ureterocystoneostomia”.

CARLOS SOUTO – atuou em Sergipe na década de 40 nas áreas de urologia e ginecologia.

CICERO MARTINS FONTES – formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1904, defendendo a tese “Da etiopathogenia da paralisia geral”.


CINCINATO PINTO DA SILVA - nasceu em 20 de setembro de 1838 e faleceu em 7 de outubro de 1912. Pres. Prov.SE 1864-1865; graduou-se na BA em 1857.

DOMINGOS DE SOUZA REQUIÃO – Formou-se pala Faculdade de Medicina da Bahia em 18 de dezembro de 1854. Atuou em Sergipe inscrito na Junta de Higiene Pública da Província. Em 1859 foi nomeado para o cargo de Delegado de Saúde de Estância, encarregado de controlar grave epidemia de varíola.

EDILDE FONSECA MENEZES

ELEONORA ROCHA MENEZES – Médica radiologista e tisiologista do IAPC e do Hospital Sanatório de Aracaju. Membro da Sociedade Brasileira de Tuberculose e do “American College of Chest Physicians. Transferiu-se para São Paulo em 1956.

EVANDRO MENDES DA SILVA – nasceu em 22 de fevereiro de 1909, em Cícero Dantas/BA, filho de João Mendes da Silva e Minervina Borges da Silva. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1933. Transferiu-se para Sergipe em 14 de junho de 1959, onde atuou na cidade de Lagarto.


FELIPE DE AZEVEDO FARO - filho de Felipe de Azevedo Faro e Luíza de Faro Mota.

FIEL DE MENEZES DANTAS – Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo a tese “Algumas considerações sobre a syphilis e as enterocolites syphilíticas”. Pais: João Dantas dos Reis e Joana Francisca de Menezes. Nasceu em 23 de janeiro de 1900 em Riachão do Dantas/SE, e falecu em 1986, vítima de atropelamento. Diretor do Hospital Bom Jesus, Neópolis/SE em 1927.


FLÁVIO DO PRADO FRANCO
Nasceu em 6 de março de 1915, em Laranjeiras/SE, filho de Albano do Prado Pimentel Franco e Adélia do Prado Franco e irmão do médico Augusto do Prado Franco. Mora atualmente em Salvador/BA.

FLORIANO MENDES GARANGAU – Nasceu em Capela em 1920, filho de Florival Garangau e Julia Mendes. Formou-se pela Universidade federal Fluminense.


FRANCISCO BORGES DE BARROS - formou-se na BA, em 1869; residia em Maroim/SE, 1871.

FRANCISCO FERNANDES DE SOUZA – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1880, defendendo a tese “Qual o melhor tratamento dos aneurysmas?”

FRANCISCO GONÇALVES TORRES – alferes agregado, nomeado em janeiro de 1872 para tenente cirurgião do estado maior do batalhão 14 da Guarda Nacional do município de Villa Nova.

FRANCISCO HORA PRATA – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1918, defendendo a tese “Hygiene da Habitação”. Nasceu em 6 de maio de 1894, filho de Felisbeu da Rocha Prata e Ana de Vasconcelos Hora.


FRANCISCO LEITE VELLOSO – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1909, defendendo a tese “Ligeiro estudo sobre as psychoses puerperaes”.

FRANCISCO MUNIZ BARRETO – Nasceu em 1859, filho de José Vieira Barreto e Rosa Sophia Muniz Barreto. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1884. Atuou na clínica de moléstia de mulheres da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Estabeleceu-se posteriormente em Divina Pastora.

FREDERICO RAMALHO DE OLIVEIRA – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1880, defendendo a tese “A ovarotomia e suas indicações”. Nasceu em 11 de julho de 1854 em capela/SE, filho de José Frederico de Oliveira e Carlota Mª de Oliveira Porto. Faleceu  em 19 de novembro de 1936, em Penedo/AL, com 82 anos. Teve 16 filhos.

FREDERICO VAMPRÉ – atuou em Sergipe.

GERVÁSIO CAMPELLO PIRES FERREIRA - médico do século XIX, atuou no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, chegando a ser seu diretor até 7 de novembro de 1878.

GILBERTO DAVID – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1919. Atuou como urologista e fazia consultas na Farmácia Industrial localizada na Rua Japaratuba, em Aracaju.

GILBERTO FREIRE - Nasceu em SE, graduou-se na faculdade de Medicina no RJ em 1908, faleceu amtes de 1958.

GINALDO DE ALMEIDA ARAÚJO - filho de João de Araújo Neto e Alda Araújo. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1949. Cirurgião. Atuou em São Paulo.

GUILHERME PEREIRA REBELLO – nasceu em 1820 na Bahia e atuou em Aracaju em 1856. Pai do médico de mesmo nome. Deputado Provincial. Diretor da Instrução Pública. Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1842. . Participou do jantar em homenagem às magestades imperiais em Aracaju em 1860. Faleceu em 1874.


GUTTEMBERG JOSÉ LEAL - Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1926. Médico e farmacêutico. Trabalhou em Salvador vindo a residir em Maruim. Clinico e cirurgião.

HELVÉCIO RIBEIRO DE ARAÚJO – atuou como médico em Estância na década de 30.

HERALDO DE MOURA BARROS

HERMÍLO ALVES CARNEIRO NETO – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1926. Clínica especializada em Medicina Psicopedagógica (orientação e reeducação de infantes e adolescente irrequietos, turbulentos, apáticos e retardados físico e mental). Nervosos em geral e distúrbios glandulares. Montou consultório à Rua João Pessoa, nº 201.

HILDEBRANDO DE FREITAS JATOBÁ – atuou em Sergipe na década de 10 como oftalmologista. Foi professor da faculdade de Medicina da Bahia. Formou-se na Faculdade de Medicina da BA em 1907.


HILTON BRASIL FERREIRA PINTO – nasceu em 14 de novembro de 1924, em Salvador/BA. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1951. Atuou em Itaporanga/SE e depois se transferiu para a Bahia.


HOMERO DE OLIVEIRA RIBEIRO – nasceu em 15 de janeiro de 1921 em Salvador/BA, filho de Franklin de Oliveira Ribeiro e Maria José Reis. Faleceu em Salvador/BA.


HUMBERTO MOURÃO GUIMARÃES– nasceu em 16 de setembro de 1908, em Aracaju/SE, filho de Alvino Guimarães e Maria Albertina Guimarães. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1947. Atuou em Lagarto. Faleceu em 1984.

IRMA SEIXAS – médica sergipana, tornou-se a primeira mulher a se tornar professora Catedrática da Faculdade de Medicina da USP. Reside em São Paulo.


JAIME ALVARES GUIMARÃES - Formou-se na BA em 1861, 1º cirurgião do corpo de saúde do Exército.

J. ATALIBA ALVARES - Trabalhou no Hospital Santa Isabel em 1941, com Adalberto Vieira Dantas e Fernando Sampaio, como plantonistas.

JOÃO ANTONIO DE AQUINO – atuou como clínico geral.

JOÃO CÉSAR DE OLIVEIRA – Atuou em Aracaju na década de 30. Foi diretor do Serviço de Febre Amarela em Sergipe.

JOÃO DANTAS PRADO – nasceu em 7 de agosto de 1911, filho de Adolfo Accioly do Prado e Olívia Dantas Prado. Oftalmologista e otorrinolaringologista. Militar. Atendia à Rua João Pessoa, 211, na década de 1940.

JOÃO DE CARVALHO BORGES – formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 20 de novembro de 1843. Atuou em Sergipe a partir de 1859.

JOÃO FRANCA DE CARVALHO - nasceu em 10 de dezembro de 1887 em Simão Dias/SE, filho de João Baptista de Carvalho e Leonor Franca de Carvalho. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 18 de dezembro de 1915, defendendo a tese “Da nefrolitíase e seu tratamento cirúrgico”. Denomina o auditório principal da Sociedade Médica de Sergipe.

JOSÉ LEITE DE MELLO PEREIRA – formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 17 de dezembro de 1853. Atuou em Sergipe na Junta de Higiene, a partir de 1859. Nasceu em 20 de julho de 1828 em Neópolis/SE, filho de Manuel Leite Sampaio e Guilhermina Carolina de Novaes Leite. Faleceu em 3 de junho de 1895, em Stª Rita de Passa Quatro/SP.


JOÃO DE OLIVEIRA MAIA – nasceu em 15 de novembro de 1886 em Maruim/SE, filho de Deodato da Silva Maia e Umbelina de Oliveira Borges Maia e irmão do deputado federal Deodato Maia. Formou-se em farmácia e em medicina no Rio de Janeiro. Especializou-se em moléstias de senhoras e vias urinárias. Faleceu no Rio de Janeiro em dezembro de 1936. Graduou-se em 1908. Colega de turma de Augusto Leite. Era farmacêutico do Hospital Evangélico no RJ.


JOÃO MATOS DE CARVALHO FILHO -  formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1949. Irmão do ex-governador de Sergipe Celso de Carvalho. Atuou em São Paulo depois tornou-se pecuarista.

JOÃO MOREIRA DE MELLO MAGALHÃES - nasceu em 29 de outubro de 1883 em Maruim/SE, filho de João Moreira de Magalhães e Rosa de Mello Magalhães. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 6 de maio de 1907, defendendo a tese “Do ápice do pulmão nas primeiras fases da tuberculose”.

JOÃO PINTO DE OLIVEIRA COSTA – atuou em Sergipe como tenente-cirurgião do batalhão 13 da Guarda Nacional da Ilha do Ouro, transferindo-se para a cidade de Pão de Açúcar/AL em 1872.

JOÃO FERNANDO SALVIANO – Formou-se pela primeira turma da Faculdade de Medicina de Sergipe em 1966. Casou-se com a colega de turma Lydia Mesquita Salviano.

JOAQUIM PINTO SOBRAL – médico clínico que atuou em Laranjeiras, em meados do século XIX, acusado de ter como médico envenenado diversas pessoas da região, entre comerciantes, proprietários rurais e damas do município.

JOAQUIM GUEDES DE MELLO – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1927, defendendo a tese “Da diathermia e suas aplicações nas gyne-gonococcias”.

JONATHAS DE FREITAS PEDROSA - formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1873, atuava em Itaporanga e Laranjeiras em 1875, no combate à varíola.

JONATHAS DO NASCIMENTO BOMFIM - nasceu em 20 de dezembro de 1885 em Maruim/SE, filho de Terêncio da Silva Bonfim e Aristhéa do Nascimento Bomfim. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 19 de dezembro de 1914, defendendo a tese “Contribuição ao estudo das pneumosifiloses”.

JORGE  SAMPAIO DE MARSILLAC MOTA - Membro da Academia Nacional de Medicina (1968).

JORGE FREDERICO HENRIQUE ASSCHENFELDT – Formou-se no exterior ( Faculdade de Kiel / Holstein). Atuou na Junta de Higiene de Sergipe a partir de 1859.

JOSÉ ALVES DIAS JÚNIOR – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1905, defendendo a tese “Do estudo da consciência”.

JOSÉ ANTÔNIO DE AQUINO - clinico geral com consultorio na Rua Itabaianinha, 601, na década de 40.

JOSÉ DONATO CUPIDO - atuou em Maroim/SE, em 1871.

JOSEFA ARAUJO SOUZA - nasceu em 18 de julho de 1938, em Boquim-SE, formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1963.

JOSÉ FERNANDES VILA-VERDE – atuou em Maruim, nas duas primeiras décadas do século XX. Morreu em Salvador. Nasceu em 1853, formou-se e, 1877 na BA.

JOSÉ FREIRE GOMES – nasceu em Neópolis/SE, filho de Dr.Gomes Neto e Aliete Freire Gomes. Médico assistente da Faculdade de Ciências Médicas e da Policlínica Geral do Rio de Janeiro e do Ministério da Justiça.

JOSÉ FREIRE GOUVEIA – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1929. Nasceu em março de 1906, em Maroim/SE, filho de Herculino Augusto Gouveia e Maria Gonçalves Freire.

JOSÉ LOBÃO – Formou-se pela Faculdade de Medicina em 1913, defendendo a tese “Elephantiasis da vulva”

J. PIRES D’AVILA – Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1939.

J. VELOSO RAMOS – atuou em Sergipe como clínico geral, nasceu em 19 de maio de 1911 em Canavieiras/BA, formou-se na BA em 1940, transferiu-se para a BA em 1973.

JOSÉ MENDONÇA GONÇALVES DE OLIVEIRA - nasceu em..... filho de Serafim Gonçalves, consul de Portugal em Sergipe e....Formou-se pela Faculdade de Medicina da UFS em 1969.Músico. Faleceu em Fortaleza em 2013.

JOSÉ MENEZES BARRETO - Nasceu em Maroim/SE em 30 de outubro de 1914, filho de Olívio de Oliveira Barreto e Emerenciana Telles de Menezes.

JOSÉ NOBRE DIAS - nasceu em 5 de janeiro de 1925, em Malta/PB, filho de Florencio Dias e Maria Nóbrega Dias. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Recife em 8 de dezembro de 1952. Transferiu-se para Sergipe em 1960, atuando como sanitarista na Fundação SESP.

JOSÉ SILVA TAVARES - Filho de Afonso Fernandes Tavares e Mª Emilia Tavares.

JOSÉ REGINALDO FONTES – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1941.

JOSÉ SOUTO DINIZ - médico sanitarista, especialista em hansenologia, atuou na cidade de Itabaiana e em outras localidades, pela Fundação SESP.

JÚLIO FLÁVIO ACCIOLY DE MENEZES - Nasceu em janeiro de 1864 em SE, formou-se na BA em dezembro de 1886, faleceu em SP, pais : José de Barros Accioly de Menezes e Ana de Faro Rollemberg.

JULIO PEREIRA LEITE – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1893, defendendo a tese “Transmissão da Syphilis pelo casamento”.

LEONIDIO RIBEIRO - Membros da Academia Nacional de Medicina ( outubro de 1928), atuava em Aju em 1919.

KARLA CRISTINA SANTIAGO CARDOSO - Formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas de UFS em 1996. Atuava no Programa de Saúde da Família da cidade de Areia Branca/SE e no Hospital Amparo de Maria, em Estância/SE. Faleceu em 8 de abril de 2011, vítima de acidente automobilístico na BR-235, com 38 anos.

KONRAD SCHMITT – médico de origem alemã, exerceu a especialidade de patologia. Foi chefe do Laboratório de Anatomia Patológica e Bcteriologia do Hospital Cirurgia de 1950 a 1954, quando então regressou à Alemanha, para chefiar um serviço de Medicina Legal. Foi um dos mais atuantes colaboradores da Revista do Centro de Estudos do HC, publicando diversos trabalhos.

LAFAYETTE DA COSTA TOURINHO - formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1923. Foi diretor do Serviço Sanitário em Sergipe em 8 de novembro de 1929.

LEONÍDIO RIBEIRO - nasceu em 1893, exercia a urologia, atuava em Aju em 1919, quando se hospedava e consultava no Hotel Internacional. Escritor e professor, membro da Academia Nacional de Medicina.  

LUIZ ALVARES DOS SANTOS - nasceu na Bahia. Foi professor de Matéria Médica e Terapeutica da Faculdade de Medicina da Bahia em 1871. Foi redator do Jornal Correio Sergipense.             

LUIZ FERNANDO MACEDO COSTA - filho do médico Mário Macedo Costa. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1949. Exerceu a clínica e foi professor universitário.

LUIZ SOBRAL PINTO - filho de Antônio Dias Sobral e Maria Madalena de Jesus, formou-se na Faculdade de Medicina do RJ em 1843, com a tese "Algumas proposições sobre o sistema muscular em geral", irmão do também médico Joaquim Sobral Pinto.

MACEDO COSTA - Obstetra, atendia na rua Laranjeiras 37 em 1927. Nasceu em 9 de outubro, formou-se na BA em 1917, foi professor na Faculdade de Medicina da BA.

MANOEL DE CARVALHO NOBRE - filho de Pelino Francisco de Carvalho Nobre e Irinea Rosa Travassos. Major médico do Exército. Atuou em Sergipe na década de 10. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1889. Candidato a Deputado Federal pelo Partido Republicano em 1918.

MANOEL DE MARSILLAC MOTTA - Nasceu em 24 de dezembro de 1875 em Aju/SE, filho do farmacêutico Pedro Amancio de Almeida Motta e Maria Emília de Marsillac Motta; Formou-se no RJ em 15 de abril de 1901, tenente-coronel, dep. est. por SE, professor de fisiologia da Esc. Veterin. do Exercíto (1924). Faleceu em 22 de agosto de 1939 em São Cristóvão/SE.


MANOEL JOAQUIM DE GÓES TOURINHO - Nasceu em Maragogipe/BA, filho de Manoel de Góes Toutinho e Clara Jesuína de Góes Tourinho. Faleceu em 8 de fevereiro de 1872 em Divina Pastora/SE. Formou-se na Faculdade de Medicina na Bahia em 1869.


MANOEL ROLEMBERG LEITE SAMPAIO - Filho de Gonçalo Acioli de Faro Rollemberg e Mª Gustódia de Aguiar Rollemberg, formou-se na Bahia em 1886.


MANOEL NUNES AFFONSO DE BRITO – atuou em Rosário do Catete e Propriá, cidades sergipanas, no século XIX. Atuou na epidemia de cólera-morbo de 1855. Formou-se na Bahia em 1858.

MARIA ANTONIETA BOMFIM PIRES – nasceu em 20 de fevereiro de 1925, em Aracaju/SE. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1954. Atuou no Hospital Santa Isabel como ginecologista na década de 50/60.


MARIA CLARA TELES OLIVEIRA - Nasceu em 3 de setembro de 1935 em Aju/SE, filha de Anibal Xavier de Oliveira e Anita de Azevedo Teles.

MÁRIO DE REGO BARROS - médico sanitarista que atuou na Fundação SESP

MILTON PEREIRA DE CARVALHO – Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1924, defendendo a tese “A defesa da maternidade em hijiene industrial”.


MINERVINA GOMES SILVA - Porteira, formada na Faculdade de Medicina da Bahia.

NILDE RIBEIRO DE MACEDO – Natural de Estância/SE. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1930.

OLYMPIO FREIRE D’AVILA – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1879, defendendo a tese “Chloroformio e Chloral”.

ORENCIO VIDIGAL - nasceu em 06 de novembro de 1868, filho de Antônio Pedro Vidigal e Angélica da Costa Carvalho Vidigal, formou-se na Faculdade de Medicina na BA, em 22 de agosto de 1890, faleceu em 29 de outubro de 1949, sendo sepultado no Cemitério da Consolação em São Paulo/SP. 

ORLANDO BATISTA DOS SANTOS – nasceu em 10 de outubro de 1935 em Maceió/AL, filho de João Batista dos Santos e Izaura Pinto dos Santos. Formou-se pela Universidade Federal de Alagoas em 1968. Atuou em Propriá/SE, no Hospital São Vicente de Paula de 1970 a 1979, como clínico geral e gastroenterologista e nas cidades de Cedro de São João/SE e São Francisco/SE. Transferiu-se na década de 90 para a Bahia, atuando no Hospital de Pojuca e no Hospital de Camaçari. Faleceu em 5 de maio de 2003, em Salvador/BA.

ORLANDO DE CALASANS RIBEIRO
nasceu em 1901 em Estância/SE, filho do Coronel Leonardo Costa Ribeiro (imigrante e industrial português) e Dulce Calazans Ribeiro. Formou-se pela Faculdade de medicina da Bahia em 1924, defendendo a tese "Physio-Psychologia das Emoções". Fez pós-graduação na Europa na área de radiologia, diretor da Fábrica de Tecidos e articulista na imprensa em Sergipe. Tenente-oficial médico do Exército Brasileiro. Atuou ainda na política como deputado estadual constituinte.

ORLANDO RIBEIRO - trabalhava em Aracaju na década de 20

OSVALDO BARRETO DANTAS – atuou como clínico em Sergipe na décad de 40. Manteve consultório na Rua João Pessoa, 84 na década de 40


PAULO DE MENEZES PIMENTEL FRANCO – nasceu em 14 de dezembro de 1948, em Riachuelo/SE, filho de José de Barros Pimentel Franco Filho e Zaira Rabelo de Menezes


PEDRO ANTÔNIO DE OLIVEIRA BOTELHO - Formado na Faculdade de Medicina na BA em 1846, residia em SE, em 1871.

PEDRO AUTRAN DA MATTA E ALBUQUERQUE – nasceu em PE, em 1829. Atuou em Sergipe proveniente de Recife/PE, atuando em consultório particular em Aracaju em 1857 e exercendo atividades como comissário vacinador e provedor municipal de saúde. Faleceu em 1886. Formou-se na Faculdade de Medicina na Bahia em 1854.


PEDRO JÚLIO BARBUDA - Formou-se na Bahia, 1887

PEDRO RODRIGUES RAMALHO - formou-se em Medicina e Matemática pela Universidade de Coimbra, atuou em Capela-SE. Filho de Gratuliano José da Silva Porto e Ana. Faleceu antes de 1874. 

PÉRICLES NOVATO OLIVEIRA GUIMARÃES - Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1926. Aanunciava na imprensa, na década de 30, seu consultório localizado no Ed.Santos, à rua Laranjeiras, atendendo crianças.

PHILEMON XAVIER TELLES DE OLIVEIRA - nasceu em 28 de setembro de 1927 em Aracaju/SE, filho de Anibal Xavier de Oliveira e Buita Telles de Oliveira. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Era proprietário do Hospital Nossa Senhora do Carmo, em Morrinhos/GO em 1968.


RENATO VASCONCELOS BITTENCOURT – Formou-se em 15 de dezembro de 1952, pela Faculdade de Medicina da Bahia. Em 1963 passou a atuar em Aracaju como dermatologista. Residiu na casa que anteriormente pertencia ao Dr.Carlos Firpo, à rua Campos, em Aracaju. Pai da cantora Simone.

 

RUY RIBEIRO – médico oftalmologista, atuou em Sergipe na década de 50 pelo IAPC.

SAMUEL DA SILVEIRA FARO – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1930, defendendo a tese “Da phrenicectomia na tuberculose pulmonar”. Nasceu em 17 de março de 1906, filho de Evangelino José de Faro e Josefa da Silveira Faro.


SAMUEL NOVAIS FIGUEIRA – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1939. Atuou como clínico geral.

SAMUEL PRADO – Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1919, defendendo a tese “Do valor clínico do Signal de Hochsinger”.

STÊNIO DE MENDONÇA SOUZA – Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1939. Atuou como clínico geral. Residiu à Rua Divina Pastora, nº 68, e manteve consultório na Rua João Pessoa, nº 211, conforme jornais da época.

THOMAZ DIOGO LEOPOLDO CASTAGNETO – natural da Espanha. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 4 de dezembro de 1843. Atuou em Sergipe a partir de 1860, na cidade de Capela, no Hospital de Caridade.

VALMIR FERNANDES FONTES – nasceu em 10 de janeiro de 1932, em Boquim/SE, filho de José Fernandes da Fonseca e Maria Fontes de Fari.

WALDEMAR DO PRADO LEITE - nasceu em Sergipe filho de Agripino Leite e Regina Prado Leite. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 27 de dezembro de 1929.  

ZACARIAS FERNANDES VINHAS -  Formado pela faculdade de Medicina da Bahia em 1883. Atuou em Neópolis/SE, onde foi Delegado da Inspetoria de Saúde do Porto em 1890.

 

   VENDAS:

  SOMESE ( 79-3211-9357)

  LIVRARIAS ESCARIZ
  (Shopping Jardins e Riomar)

  BANCA DO MINI'GOLF


   CAFÉ DO MUSEU (79 3041-0692 )

   Pálacio-Museu Olímpio Campos-
   Pça.Olímpio Campos, s/n – Centro. Telefone:


  Sugestões de verbetes,
  correções, adendos ou críticas
.


 
Mande sua mensagem, crítica e sugestão
   
Nome
Email:
Assunto
Mensagem
Anexo
 

 Copyright©2009 – Antonio Samarone de Santana, Lúcio Antonio Prado Dias e Petrônio Andrade Gomes.
 TODOS OS DIREITOS DESTA EDIÇÃO RESERVADOS AOS AUTORES
 Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, com finalidade de comercialização
 ou aproveitamento de lucros e vantagens, com observância da Lei de regência.
 Poderá ser reproduzido texto, entre aspas, desde que haja expressa menção dos nomes dos autores, título da obra, editora, edição e paginação.
 A violação dos direitos de autor (Lei 9.610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.