O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player





Selecione uma letra ao lado!
Verbetes W

WALTER CARDOSO - Nasceu em 2 de outubro de 1911, em Aracaju/SE, filho de Benjamin Mendonça e Laudicéia Fontes Cardoso. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 8 de dezembro de 1936. Retornando a Aracaju atuou como clínico geral e depois sanitarista, um dos pioneiros em Sergipe nas ações de medicina preventiva. Em 1938 foi assistente técnico do Departamento Estadual de Saúde Pública, depois chefe do Centro de Saúde Pública, onde promoveu inovações destacando a construção do Conjunto Agamenon Magalhães, no governo Arnaldo Garcez. Superintendente da Campanha Nacional de Tuberculose em 1954. Foi o primeiro Secretário de Saúde, quando da criação da Secretaria, no Governo Celso de Carvalho (1964 – 1967). Professor emérito e pioneiro no ensino das Doenças Infecciosas e Parasitárias, foi diretor da Faculdade de Medicina de Sergipe em 1977. Exerceu outras funções no âmbito universitário. Dirigiu o Hospital de Cirurgia de 1968 a 1971. Publicou “A luta contra a fome” (1948), “Perspectivas da Saúde Pública em Sergipe” (1964), “História da Saúde Pública em Sergipe” (1966), “Vida e Tempo - Memórias”(1986). Católico militante pertenceu ao Centro Dom Vital. Publicou ainda “Retrato de Garcia Rosa”(1984), objetivando tornar o grande poeta da colina do Santo Antônio mais conhecido dos sergipanos. Por vários anos escreveu crônicas intituladas “Esta é a nossa opinião”, veiculadas pela Rádio Cultura de Sergipe. Integrou a Academia Sergipana de Letras e é patrono da cadeira trinta e oito Academia Sergipana de Medicina. Faleceu em 25 de maio de 2001, em Aracaju/SE, com 89 anos. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.

WALTER MILLET - Nasceu em 13 de fevereiro de 1931, em Salvador/BA, filho de Ladislau Estevan Millet e Judithe Tavares Millet e irmão do médico Ayrton Millet. Formou-se pela Escola de Medicina e Saúde Pública da Bahia em 13 de dezembro de 1970.

WASHINGTON AGUIAR TORRES - Nasceu em 19 de novembro de 1922 em Propriá/SE, filho do dentista Manoel Martins Guimarães Torres e Arabela Perdigão Aguiar Torres. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1949. Retornou no ano seguinte para Sergipe onde atuou como clínico geral atuando em várias cidades entre elas Itabaianinha, Estância, Arauá, Santa Luzia, Nossa Senhora das Dores e Siriri. Transferiu-se definitivamente para Aracaju, exercendo suas atividades profissionais no Instituto Nacional de Previdência Social, no Instituto Médico Legal e no Hospital Santa Isabel. Foi ainda médico plantonista do SAMDU. Faleceu em 20 de janeiro de 2009, em Aracaju/SE, com 82 anos.

WILIAM HABIB CHAHADE nasceu em 5 de outubro de 1941, em Estância/SE, filho de Assad Habib Chahade, sírio que imigrou para o Brasil em 1939 e Lucrécia Uanus Chahade. Com 10 anos de idade, foi residir em São Paulo. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Sorocaba, da Universidade Católica de São Paulo, em 1965. Fez Residencia Médica em reumatologia no Hospital dos Servidores do Estado de São Paulo nos anos de 1967 e 1968. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Professor Titular de Reumatologia da Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes/SP de 1980 a 1982. Chefe da Cadeira de Colagenoses da disciplina de reumatologia da Faculdade de Medicina da USP. Lecionou ainda a disciplina de Terapêutica Reumatológica na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia de 1980 a 1982 e da Sociedade Brasileira de Osteoporose. Atualmente preside a Academia Brasileira de Reumatologia e reside em São Paulo/SP.

WILLEN ALVES CORRÊA - Nasceu em 3 de março de 1950, em Aracaju/SE, filho de Obede Silva Corrêa e Maria Alves Corrêa. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Sergipe em 14 de janeiro de 1977, atuando como cirurgião geral no Hospital de Cirurgia e Pronto-Socorro do mesmo hospital. Atuou ainda no Hospital de Laranjeiras, na FETASE e ambulatório médico da Rua Bahia. Dirigiu o Pronto-Socorro do Hospital de Cirurgia. Faleceu em 23 de junho de 1995, em Aracaju/SE, com 45 anos.

WILLIAM DE OLIVEIRA MENEZES - Nasceu em 25 de maio de 1935 em Aracaju/SE, filho de Efren Menezes Santana e Maria de Oliveira Menezes. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Sergipe em 1966, na primeira turma. Após a formatura fez curso na Escola Superior de Oficiais da Saúde do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro em 1967, chegando a Tenente-Coronel. Atuou como médico no 28oBC. Exerceu a especialidade de urologia nos Hospitais Cirurgia, Santa Isabel, da Polícia Militar e São José. Faleceu em 8 de junho de 2005, em Aracaju/SE.

WILSON FRANCO DA ROCHA - Nasceu em 3 de novembro de 1927, em Aracaju/SE, filho de Elífio Pedrosa da Rocha e Dulce Franco Rocha. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1953. Regressou de imediato à terra natal onde iniciou sua atuação como médico cirurgião no Hospital Santa Isabel e também no Hospital Sanatório, do qual foi o seu terceiro diretor, em 1959. Atuou no SAMDU. Ingressou no Rotary Clube de Aracaju em 1955 e nessa instituição teve atuação destacada. Apesar de sua aparência saudável, sofria de problemas cardio-circulatórios, procurrando tratamento nos Estados Unidos da América em 1964. Em sua homenagem, a Prefeitura de Aracaju denominou uma escola municipal com o seu nome, mantida em convênio com o Rotary Clube. Durante a sua permanência naquele país, fez curso de especialização em cirurgia plástica. Retornou em junho de 1965 e um mês após, faleceu em plena atividade laborativa, em 25 de julho, em Aracaju/SE, com 37 anos. O Hospital Santa Isabel também lhe prestou justa homenagem, colocando o seu nome em uma de suas salas. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.

 

   VENDAS:

  SOMESE ( 79-3211-9357)

  LIVRARIAS ESCARIZ
  (Shopping Jardins e Riomar)

  BANCA DO MINI'GOLF


   CAFÉ DO MUSEU (79 3041-0692 )

   Pálacio-Museu Olímpio Campos-
   Pça.Olímpio Campos, s/n – Centro. Telefone:


  Sugestões de verbetes,
  correções, adendos ou críticas
.


 
Mande sua mensagem, crítica e sugestão
   
Nome
Email:
Assunto
Mensagem
Anexo
 

 Copyright©2009 – Antonio Samarone de Santana, Lúcio Antonio Prado Dias e Petrônio Andrade Gomes.
 TODOS OS DIREITOS DESTA EDIÇÃO RESERVADOS AOS AUTORES
 Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, com finalidade de comercialização
 ou aproveitamento de lucros e vantagens, com observância da Lei de regência.
 Poderá ser reproduzido texto, entre aspas, desde que haja expressa menção dos nomes dos autores, título da obra, editora, edição e paginação.
 A violação dos direitos de autor (Lei 9.610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.