O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player





Selecione uma letra ao lado!
Verbetes N
NARCISO DA SILVA MARQUES
Nasceu em 16 de agosto de 1862 em Laranjeiras/SE, filho de Narciso da Silva Marques e Maria Joaquina de São José Marques. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 4 de dezembro de 1890 defendendo a tese “Estudo da carne como alimento: moléstias produzidas e propagadas pela carne”. Atuou em São Paulo, falecendo na cidade de Casa Branca, localizada naquele Estado, em 26 de abril de 1924, com 62 anos.

NELSON D’ÁVILA MELO
Nasceu em 18 de agosto de 1923 na Fazenda São José do Jardim, em Japaratuba/SE, filho de José Soares Melo e Beatriz d’Ávila Melo. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1948. No ano seguinte, transferiu-se para Propriá/SE, onde se fixou como médico, atuando no Hospital São Vicente de Paula, instalando neste uma maternidade, a primeira da cidade. Em 1955 foi empossado prefeito de Propriá/SE. É patrono da cadeira vinte e oito da Academia Sergipana de Medicina. Denomina o Setor de Urgências do Hospital São Lucas. Faleceu em 4 de agosto de 1956, em Aracaju, após sofrer um súbito ataque cardíaco, com 33 anos. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.

NESTOR CARDOSO DE MENDONÇA
Nasceu em 3 de janeiro de 1950, em Aracaju/SE, filho de Edney Ferreira de Mendonça e Helena Cardoso de Mendonça. Formou-se pela Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade Católica de Salvador em 3 de dezembro de 1977. Atuou como ginecologista e obstetra na clínica Santa Helena e nos Hospitais Santa Isabel e São Lucas. Faleceu em 10 de setembro de 1995, vítima de acidente com asa delta, esporte que praticava como hobby, com 46 anos. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.

NESTOR PIVA
Nasceu em 13 de junho de 1930 em Salvador/BA, filho do imigrante italiano Alberto Piva e Laura Piva. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1954. Em 1955 organizou a disciplina de patologia da Faculdade de Medicina da Paraíba. Um ano após voltou para Salvador onde assumiu por concurso o cargo de médico do IAPC – Instituto de Aposentadoria dos Comerciários. Em 1959 transferiu-se para Aracaju atendendo convite dos médicos Juliano Simões e Fernando Sampaio, para trabalhar no Hospital de Cirurgia que estava sem médico patologista. Em 1961, fez estágio em histoquímica em Pavia, na Itália. Foi um dos professores fundadores da Faculdade de Medicina de Sergipe, lecionando a disciplina de histologia. Em 1965 fez especialização em patologia no Instituto Nacional de Pesquisa em Maryland, nos Estados Unidos, onde permaneceu por um ano. Com a saída das instalações da Faculdade de Medicina do Hospital de Cirurgia, fundou o seu Laboratório de Patologia que por muitos anos funcionou no Hospital São Lucas. Em 1972 transferiu-se para Brasília onde assumiu o serviço de patologia do Hospital das Forças Armadas, ensinando também na UNB, permanecendo na cidade por 4 anos e regressando a Sergipe atendendo convite do então reitor da UFS, economista Aloísio Campos. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe, onde atuou por 2 mandatos. Militante político no Partido dos Trabalhadores, foi um de seus fundadores em Sergipe. Presidiu a Sociedade Brasileira de Patologia. Teve intensa participação na vida da Universidade Federal de Sergipe, onde foi diretor do Instituto de Biologia, Pró-reitor de Graduação, vice-reitor e diretor do Hospital Universitário, atendendo convite do reitor Eduardo Garcia. No governo interino de João de Andrade Garcez foi Secretário de Estado da Educação, permanecendo no cargo por 9 meses. Faleceu em 21 de outubro de 2004, em Aracaju/SE, com 74 anos. Sepultado no Cemitério Colina da Saudade, Aju/SE.
 

   VENDAS:

  SOMESE ( 79-3211-9357)

  LIVRARIAS ESCARIZ
  (Shopping Jardins e Riomar)

  BANCA DO MINI'GOLF


   CAFÉ DO MUSEU (79 3041-0692 )

   Pálacio-Museu Olímpio Campos-
   Pça.Olímpio Campos, s/n – Centro. Telefone:


  Sugestões de verbetes,
  correções, adendos ou críticas
.


 
Mande sua mensagem, crítica e sugestão
   
Nome
Email:
Assunto
Mensagem
Anexo
 

 Copyright©2009 – Antonio Samarone de Santana, Lúcio Antonio Prado Dias e Petrônio Andrade Gomes.
 TODOS OS DIREITOS DESTA EDIÇÃO RESERVADOS AOS AUTORES
 Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, com finalidade de comercialização
 ou aproveitamento de lucros e vantagens, com observância da Lei de regência.
 Poderá ser reproduzido texto, entre aspas, desde que haja expressa menção dos nomes dos autores, título da obra, editora, edição e paginação.
 A violação dos direitos de autor (Lei 9.610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.