O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player





Selecione uma letra ao lado!
Verbetes H

HELOIZA MARIA CARVALHO OLIVEIRA
Nasceu em 6 de junho de 1945, em Simão Dias/SE, filha de Ademar Ribeiro Oliveira e Vandete Carvalho Vieira Oliveira. Formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe em 1970. Atuou na área de ginecologia e obstetrícia. Foi casada com o médico Josafá Lacerda. Faleceu em 6 de junho de 1999, em Aracaju/SE, ao completar 54 anos.

HELVÉCIO FERREIRA DE ANDRADE
Nasceu em 6 de maio de 1864 no Engenho Boa Sorte, Capela/SE, filho de José Ferreira de Figueiredo e Dona Theresa de Jesus Andrade. Formou-se em medicina e farmácia pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1886, defendendo a tese “Da Tuberculose”. Clinicou por pouco tempo em Propriá/SE. Em 1887, como era comum entre os médicos sergipanos, emigra para São Paulo passando a residir e clinicar na cidade de Santos, atuando na Santa Casa de Misericórdia. Exerceu também os cargos de Inspetor Sanitário e de Inspetor Geral do Ensino Público, em Santos. Publica os seguintes trabalhos: “Epidemia de Febre Amarela”, “Tuberculose, estudos das causas de sua freqüência”, “Leituras Médicas: o que é Homeopatia”?, “Historia da Peste Bubônica em Santos”. Em 1900 retorna a Sergipe, estabelecendo-se em Maruim/SE até 1910. Em 1911, é nomeado lente das cadeiras de pedagogia, pedologia, higiene escolar e, em 1912, lente da cadeira de ciências físicas e naturais da Escola Normal. Representa Sergipe no 3° Congresso de Instrução Pública na Bahia (1913), defendendo a tese de que a educação primária deveria ser de responsabilidade da União. Nesse período Helvécio publica “Climatologia e Geografia Médica do Estado de Sergipe”, trabalho apresentado no 4º Congresso Médico Latino Americano. A partir do final de 1910, passa a residir definitivamente em Aracaju, onde abre consultório médico. Publica ainda “Alguns efeitos sobre o uso do arseno-benzol em Homeopatia, “Do emprego dos sais de mercúrio na homeopatia”, “Assuntos Pedagógicos”, “Os Três Flagelos da Humanidade - tuberculose, sífilis e alcoolismo”, obra de grande importância. Escrevia com freqüência para vários jornais sergipanos, com diversos pseudônimos: Spartaceno, Severo, Fabrício e outros. Foi militante do Centro Socialista Sergipano, fundador da cadeira quinze da Academia Sergipana de Letras e membro do Centro Literário Educativo. Criou a Cátedra Popular de Medicina Preventiva. Importante reformador da Instrução Pública em Sergipe, através da divulgação dos princípios da moderna pedagogia. Escreveu “A Medicina em Sergipe durante um século”. Faleceu em 19 de agosto de 1940, em Aracaju/SE, com 76 anos.

HERÁCLITO DE OLIVEIRA SAMPAIO
Nasceu em 28 de novembro de 1881 em Aracaju/SE, filho de Terêncio de Oliveira Sampaio e Josepha de Vasconcellos Sampaio. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em farmácia 1904, e depois em medicina em 30 de outubro de 1905 defendendo a tese “Do tratamento da sífilis no recém-nascido”. Chefe da clínica cirúrgica e professor de cirurgia do Hospital Central da Marinha do Rio de Janeiro/RJ.

HERÁCLITO DINIZ GONÇALVES
Nasceu em 30 de setembro de 1910, em Laranjeiras/SE, filho de Pedro Diniz Gonçalves e Maria Adelaide Ribeiro Guimarães. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia. Depois de formado retornou para Sergipe. Foi Prefeito de Laranjeiras/SE de 1935 a 1937 e depois transferiu-se para São Paulo, tornando-se assistente do Departamento de Cardiologia dos Serviços Municipais de São Paulo. Exerceu a cardiologia em Pirassununga/SP e depois dessa experiência e de ter realizado vários cursos de especializações, retornou a Sergipe onde montou a primeira clínica de cardiologia do Estado, localizado na antiga rua João Pessoa. Foi o primeiro cardiologista do estado e clínico de grande destaque. Introduziu o uso do eletrocardiógrafo em Sergipe. Faleceu em 03 de maio de 1946, em Salvador/BA, com 36 anos. Sepultado no Cemitério Santa Isabel, Aju/SE.

HERCÍLIO CRUZ
Nasceu em 12 de agosto de 1919, em Laranjeiras/SE, filho de Manoel Antônio da Cruz e Maria Leopoldina Cruz. Formou-se pela Faculdade de Medicina de Recife em 1947. Em meados de 1949, transferiu-se para Aracaju, iniciando suas atividades no Hospital Santa Isabel. Foi professor fundador da Faculdade de Medicina de Sergipe, onde lecionou a disciplina de psiquiatria clínica e medicina legal. Fundou a Casa de Saúde Santa Maria, primeira entidade privada de assistência psiquiátrica em Sergipe. Foi médico psiquiatra e diretor do Hospital Adauto Botelho. Faleceu em 15 de setembro de 1991, em Aracaju/SE, com 72 anos.

HERMES BARBOSA DE ALMEIDA
Nasceu em 1º de janeiro de 1924, em Maruim/SE, filho de João Barbosa de Oliveira e Joventina Barbosa de Almeida. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1950, transferindo-se para Aracaju e logo em seguida para Itabaiana/SE, onde permaneceu por seis anos. Na condição de tenente do Exército, retornou à Bahia, atuando no Hospital Geral de Salvador e, já na condição de major, foi designado como diretor do Hospital de Bagé/RS, permanecendo por três anos. Atuou ainda na cidade de Natal/RN, na condição de diretor de dois hospitais. Promovido a tenente-coronel, reformou-se pela compulsória. Faleceu em 29 de julho de 2008, em Salcador/SE, sendo promovido post-mortem com a patente de coronel.

HERMILLO DE FREITAS MELRO
Nasceu em 30 de setembro de 1880 em Gararu/SE, filho de Antônio de Freitas Melro e Maria da Conceição Melro. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 10 de dezembro de 1903 defendendo a tese “Das injeções de soro artificial em altas doses”. Deputado federal, senador, vice-governador e governador de Alagoas entre outubro de 1930 a agosto de 1931. Foi Sócio-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

HORÁCIO VIEIRA DE MELO
Nasceu em 2 de novembro de 1884 em Rosário do Catete/SE, filho de Francisco Vieira de Mello e Maria Clara de Menezes Mello. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 13 de dezembro de 1909 defendendo a tese “Diabetes azoturico”. Atuou em Capela/SE e Simão Dias/SE e depois em Iguape/SP.

HORMINDO LEITE DE MELLO
Nasceu em Salvador/BA, filho do médico José Leite de Mello Pereira e Carolina Castilho Leite. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1878, defendendo a tese “Morte nas moléstias do coração”. Após a formatura, passou a clinicar em Neópolis/SE e Penedo/AL, transferindo-se posteriormente para Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, elegendo-se o primeiro Presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade, em 1885. Atuou ainda na cidade do Rio de Janeiro, onde teria falecido. Em 20 de outubro de 1888 foi um dos pioneiros e fundadores da importante Cia. Ramal Férreo de Santa Rita, responsável pela construção da estrada de ferro ligando a estação de Porto Ferreira a Santa Rita do Passa Quatro, totalizando 27 km e aberta ao tráfego em 1890.

HORTÊNSIA MACEDO FONTES DA SILVA
Nasceu em 3 de janeiro de 1935, em Aracaju/SE, filha de Álvaro Fontes da Silva e Luzia Macedo Fontes da Silva e prima da primeira médica de Sergipe Dra. Ítala Silva. Formou-se pela primeira turma da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em 1958. Ainda como estudante foi premiada com troféu da Santa Casa pelo melhor trabalho na área de ginecologia e o Prêmio Mérito do Curso Médico. Após a formatura foi professora assistente de cirurgia geral e ginecologia da Escola Bahiana de Medicina. Concursada do IAPC, atual INSS.  Atuou no seu consultório de 1959 a  1995, na especialidade de ginecologia e mastologia, em Salvador/BA.  Atuou ainda nos hospitais Espanhol e Português, nas especialidade de ginecologia e mastologia, todos em Salvador/BA.  Em  1995  retornou a Aracaju onde atuou no Hospital Renascença,  exercendo as mesmas especialidades já referidas.  Aposentou-se em 2002 e atualmente reside em Salvador/BA.

 

   VENDAS:

  SOMESE ( 79-3211-9357)

  LIVRARIAS ESCARIZ
  (Shopping Jardins e Riomar)

  BANCA DO MINI'GOLF


   CAFÉ DO MUSEU (79 3041-0692 )

   Pálacio-Museu Olímpio Campos-
   Pça.Olímpio Campos, s/n – Centro. Telefone:


  Sugestões de verbetes,
  correções, adendos ou críticas
.


 
Mande sua mensagem, crítica e sugestão
   
Nome
Email:
Assunto
Mensagem
Anexo
 

 Copyright©2009 – Antonio Samarone de Santana, Lúcio Antonio Prado Dias e Petrônio Andrade Gomes.
 TODOS OS DIREITOS DESTA EDIÇÃO RESERVADOS AOS AUTORES
 Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, com finalidade de comercialização
 ou aproveitamento de lucros e vantagens, com observância da Lei de regência.
 Poderá ser reproduzido texto, entre aspas, desde que haja expressa menção dos nomes dos autores, título da obra, editora, edição e paginação.
 A violação dos direitos de autor (Lei 9.610/98) é crime estabelecido pelo artigo 184 do Código Penal.