XXVII CONGRESSO DA SOBRAMES
LANÇAMENTO DO LIVRO "ENTRELINHAS DE MINHA VIDA
LANÇAMENTO DO LIVRO "HUMANIDADES
NOITE DOS NEUROLOGISTAS

Confira toda Programação...
 
 
 

BIBLIOTECA VIRTUAL
SOBRAMES - ASM


Notícias

POSSE DE PAULO AMADO NA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS

Clique para ampliar

Clique para ampliar

No dia 01 de agosto de 2018,  nas dependências do espaço Selma Duarte Eventos, em Aracaju, tomou posse na Cadeira de Número 06 da Academia Sergipana de Letras, o Médico e Escritor Paulo Amado Oliveira.

Natural do Município de Estância-SE, aos trinta dias de agosto de 1950, é graduado em Medicina e Especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal de Sergipe. Ao longo anos, construiu uma sólida carreira, tendo disso assessor de saúde do CECAC/UFS, assistente médico do FUNRURAL em Sergipe, secretário de Medicina Social e coordenador de Promoção de Saúde do INAMPS, com especialização ainda em alergia e imunologia. Foi médico do Trabalho da Nitrofertil e da Petrobrás, na condição de assessor de saúde ocupacional da Fafen/SE.

Na Universidade Federal de Sergipe, foi Professor ou coordenador de cursos de pós-graduação em Medicina do Trabalho, Enfermagem do Trabalho, Saúde Ocupacional e Engenharia de Segurança do Trabalho. E na Escola Técnica Federal de Sergipe, Professor do curso de Técnico de Segurança do Trabalho.

Ocupou cargos importantes, tais como o de corregedor e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe. Foi também secretário da Sociedade Médica de Sergipe. É membro da Academia Sergipana de Medicina, onde ocupa a cadeira de número vinte, que tem como patrono o Dr. José Thomaz D’Avila Nabuco, desde 2008 e da Academia Estanciana de Letras, além de ser Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Coube ao Acadêmico José Anderson Nascimento proferir o Discurso de saudação, que além de elencar as informações acima, destacou aspectos de sua trajetória familiar, religiosa e cultural. Em seu discurso de posse, o Acadêmico Paulo Amado fez menção aos que o antecederam, a exemplo do escritor Gilberto Amado, na Cadeira de Número 06, cujo patrono é Gumercindo de Araújo Bessa, também fez uma homenagem especial ao seu antecessor, o Acadêmico José Amado Nascimento, cujos familiares se fizeram presentes. 

Também fez uso da palavra, o Acadêmico Lúcio Prado Dias, que falou em nome da Academia Sergipana de Medicina e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Foi uma solenidade bastante concorrida, contando com a presença da maioria dos acadêmicos da Academia Sergipana de Letras, de membros do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho (MAC) e das demais academias de letras. Entre as autoridades que se fizeram presentes, destaque para o Desembargador Dr. Artêmio Barreto e o Sr. Augusto Gama, Secretário de Estado da Cultura de Sergipe.

O Acadêmico Paulo Amado foi homenageado pela Escola de Danças Vivarte, que deu ênfase a diversos aspectos da cena cultural da cidade de Estância.

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias.

nome:
e-mail:

 

Visitas no site